O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Agnaldo Pereira Lima, solicitou à Prefeitura a construção de passarela elevada, no Terminal de Ônibus. O Vereador Agnaldo quer garantir segurança no trânsito, especialmente dos usuários do transporte coletivo.
Agnaldo Pereira Lima explicou que a solicitação “visa atender a uma premente necessidade de segurança e mobilidade urbana para os munícipes que utilizam o terminal de circular desta cidade. Observa-se, diariamente, um intenso fluxo de passageiros que precisam transitar pela Avenida Marechal Floriano, via de grande movimento que tangencia o terminal. Essa travessia, realizada em nível, expõe os pedestres a riscos elevados de acidentes, especialmente durante os horários de pico, quando o volume de veículos automotores é significativo. A situação atual não apenas coloca em perigo a integridade física dos cidadãos, como também impacta negativamente o tráfego local. A necessidade constante de veículos reduzirem a velocidade ou pararem para permitir a passagem dos pedestres acarreta congestionamentos frequentes, prejudicando a fluidez viária e, consequentemente, a qualidade de vida da população”.
O parlamentar entende que “a construção de uma passarela elevada, conectando diretamente o terminal de circular à outra margem da Avenida Marechal Floriano, representa uma solução eficaz e definitiva para essa problemática. Essa infraestrutura proporcionará uma travessia segura e eficiente para os pedestres, eliminando o risco de atropelamentos e desobstruindo o fluxo de veículos”.
O pedido do parlamentar foi feito por meio de indicação apresentada na sessão ordinária de 29 de abril, na Câmara Municipal de Ponta Porã. O documento foi encaminhado ao Prefeito Eduardo Campos e ao Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Joanilson Zeferino dos Santos.
Na indicação, o Vereador Agnaldo Pereira Lima aponta os benefícios da implementação da passarela:
- Segurança Prioritária: A segregação completa entre o fluxo de pedestres e veículos garante a segurança dos cidadãos, prevenindo acidentes e protegendo vidas.
- Melhoria da Mobilidade Urbana: A eliminação das interrupções no tráfego da Avenida Marechal Floriano otimizará o fluxo de veículos, reduzindo congestionamentos e melhorando a eficiência do sistema viário.
- Inclusão e Acessibilidade: O projeto da passarela deverá contemplar integralmente as normas de acessibilidade, assegurando o uso pleno por pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e usuários de carrinhos de bebê, promovendo a inclusão social.
- Valorização do Espaço Urbano: Uma passarela com design moderno e funcional contribuirá para a estética urbana, valorizando a área do terminal e seu entorno, demonstrando o compromisso da administração com a infraestrutura e o bem-estar da população.
“Diante do exposto, reitero a urgente necessidade da construção desta passarela elevada, uma medida que trará segurança, fluidez ao trânsito e melhoria na qualidade de vida para os munícipes de Ponta Porã”, declarou o Presidente da Câmara Municipal.
MÉDICO ESPECIALISTA NO JOÃO KAYATT
O Vereador Agnaldo Pereira Lima também apresentou indicação, solicitando ao Prefeito Eduardo Campos e ao Secretário Municipal de Saúde, Daniel Lima Kayatt, a contratação de um médico especialista em otorrinolaringologia para atender à população, no Centro Regional de Especialidades Dr. João Kayatt deste Município.
Segundo ele, “a crescente demanda por consultas e procedimentos otorrinolaringológicos em nossa comunidade, tem evidenciado a carência desta especialidade na rede municipal de saúde. Pacientes frequentemente enfrentam longas filas de espera e, por vezes, necessitam buscar atendimento em outros municípios, gerando transtornos e dificultando o acesso a um cuidado médico especializado e oportuno. A presença de um médico otorrinolaringologista no Centro de Especialidades Dr. João Kayatt, fortalecerá significativamente a oferta de serviços de saúde, proporcionando diagnósticos precisos e tratamentos adequados para diversas condições que afetam o ouvido, nariz e garganta, como otites, rinites, sinusites, amigdalites, distúrbios da voz, audição e equilíbrio, entre outras”.
Ele entende que “a contratação deste profissional contribuirá para a melhoria da qualidade de vida da população de Ponta Porã, evitando o agravamento de quadros clínicos, reduzindo a necessidade de encaminhamentos para outros centros e otimizando os recursos da saúde municipal. Diante do exposto, solicito que a Prefeitura avalie com a máxima urgência a possibilidade de realizar o processo de contratação de um médico otorrinolaringologista para integrar o corpo clínico do Centro de Especialidades Dr. João Kayatt. Tenho convicção de que esta medida trará benefícios inestimáveis para a saúde e o bem-estar dos cidadãos de Ponta Porã”.