No próximo domingo, dia 26 de janeiro, celebra-se o Dia Internacional das Aduanas, uma data que destaca o papel fundamental das aduanas no controle e fiscalização do fluxo internacional de bens, mercadorias e veículos. No Brasil, esse papel é desempenhado pela Receita Federal.
O trabalho dos profissionais da área aduaneira da Receita Federal contribui com a segurança das fronteiras; promove a facilitação do comércio internacional; combate o tráfico internacional de armas e drogas; protege a sociedade, a saúde pública, o meio ambiente e o patrimônio histórico e cultural; promove o bem-estar econômico e social e combate a lavagem de dinheiro e a evasão de divisas.
Com o objetivo de aproximas a sociedade desse universo e promover maior transparência, a Receita Federal vem abrindo suas portas para que a sociedade possa conhecer por dentro o trabalho de fiscalização e controle aduaneiro exercido pelas Alfândegas. Nesse contexto, foi criado o projeto “Conheça Nossa Aduana”, uma iniciativa interativa e educativa que convida a sociedade a visitar portos, aeroportos e pontos de fronteira alfandegados do país. O projeto, que faz parte das ações de Cidadania Fiscal e promove transparência e educação, oferece visitas guiadas e gratuitas que podem ser agendadas, permitindo que os participantes conheçam de perto o trabalho de fiscalização e controle aduaneiro.
Em Ponta Porã, foram realizadas três edições do programa Conheça Nossa Aduana em 2024. Ao todo, 56 pessoas puderam conhecer as dependências da Alfândega, transitando pelos diversos setores que compõem a estrutura de fiscalização, controle e atendimento. Os grupos incluíram estudantes da Escola Estadual João Brembatti Calvoso, universitários e professores do curso de Ciências Contábeis da Uems, campus Ponta Porã e estudantes e professores do mestrado do curso de Geografia da Uems/Campo Grande.
Para saber mais sobre o programa, acesse: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/cidadania-fiscal/nossa-aduana