Nuestra Realidad – Portal de notícias e Publicidade Digital

PONTA PORÃ – Mulher que seguia para Minas Gerais com cinco armas de fogo é presa pelo DOF

Uma mulher de 36 anos foi presa na madrugada de quarta-feira (29) durante uma fiscalização do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) na rodovia MS-164, em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. A suspeita, ajudante de pedreiro, transportava cinco revólveres calibre .38 escondidos em uma bolsa dentro de um ônibus de passageiros com destino a Campo Grande. Segundo a investigação, o armamento seguiria para Belo Horizonte, Minas Gerais.

Durante a abordagem, a mulher foi presa por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. No entanto, ao ser encaminhada para a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã, o caso foi registrado como comércio ilegal de arma de fogo. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 25,5 mil.

No depoimento à polícia, a suspeita optou por permanecer em silêncio sobre a origem e o destino das armas, mas informou que trabalha como ajudante de pedreiro, tem renda mensal de R$ 1,8 mil, é mãe de cinco filhos e mora na capital mineira. Durante a audiência de custódia na 2ª Vara Criminal de Ponta Porã, ela relatou possíveis abusos físicos e psicológicos no momento da prisão. Diante disso, o juiz Marcelo Guimarães Marques solicitou uma manifestação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) antes de decidir sobre a manutenção da prisão.

As ações do DOF ocorreram no âmbito do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A ocorrência segue em investigação para apurar o possível envolvimento da mulher com o tráfico de armas na região de fronteira.