A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Ponta Porã, através da AGETRAN e da GCMFRON, tem intensificado a fiscalização nas ruas de Ponta Porã. Ne sexta-feira, vários veículos e motocicletas foram abordados para fiscalização dos documentos e uso de equipamentos obrigatórios, como capacetes.
As principais irregularidades encontradas são falta de equipamentos de segurança, falta de condições de tráfego e de CNH. Na manhã de sexta-feira, quatro motocicletas, sem placas e condições foram apreendidas durante a fiscalização.
Além disso, veículos estrangeiros com débitos de multas também foram notificados a pagar seus débitos por infrações de excesso de velocidade. As multas ficam registradas no banco de dados e quando eles são abordados é realizada checagem e com a constatação dos débitos, o motorista se vê obrigado a regularizar a sua situação antes de prosseguir.
“Nós pedimos aos motoristas e motociclistas que mantenham seus veículos e motocicletas em condições de tráfego, sempre respeitando a capacidade de transporte, principalmente em motocicletas, para evitar problemas durante as fiscalizações. Nossas equipes são orientadas a tirar de circulação os veículos sem condições e que colocam em risco a vida do próprio condutor e de terceiros”, destacou o Secretário Municipal de Segurança Pública Candinho Gabínio.
Com o início das aulas nas redes municipal, estadual e particular, a pasta tem realizado trabalhos, em um primeiro momento de orientação e após fiscalização, ao transporte escolar e as infrações cometidas em frente das escolas, como estacionar em fila dupla e prejudicar a fluidez do trânsito.
Para realizar o transporte escolar, vale frisar, que é necessário que o proprietário de vans, passe pelas etapas obrigatórias junto ao DETRAN, órgão responsável pela emissão das autorizações, que devem ficar visíveis no vidro dianteiro dos veículos. Além disso, o motorista deve ter obrigatoriamente a anotação T.E, na sua CNH.
* Pedro Zadyr – SMSP