Nuestra Realidad – Portal de notícias e Publicidade Digital

Operação conjunta de forças de segurança causa grande prejuízo ao crime organizado

Na segunda quinzena de março de 2025, foi realizada na faixa de fronteira sul-mato-grossense a Operação Ágata Tempestade no Oeste. Militares da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, agentes da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul e Auditores da Receita Federal atuaram em conjunto em uma ação coordenada contra o crime organizado. Essa operação resultou em expressivos resultados no combate ao descaminho de produtos não declarados, estimando-se um prejuízo de cerca de R$ 25 milhões ao crime organizado.

Em nota, o comando da Brigada afirmou que a Operação Ágata Tempestade no Oeste mais uma vez evidencia o trabalho coordenado e integrado entre as tropas do Exército Brasileiro e os órgãos federais e estaduais de segurança pública. A nota também reafirma a importância do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) e do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, além de destacar a parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

“A atuação da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada comprova a alta capacidade de seus recursos humanos, seu permanente estado de prontidão e plena capacidade de cumprir suas missões constitucionais e ações subsidiárias, materializadas na vertente ‘Braço Forte’. Isso se reflete na capacidade de empregar Material de Emprego Militar (MEM) de alta tecnologia em operações de segurança na faixa de fronteira, garantindo nossa soberania e combatendo crimes transfronteiriços. A fronteira é nosso desafio e também nossa motivação”, diz a nota da Brigada.