Criada em 2009, a Associação Pontaporanense Esporte é Vida (APEV) que completou 16 anos no último dia 13/02, surgiu da necessidade de estruturar um projeto voltado à prática esportiva com fins educacionais e sociais em Ponta Porã. A iniciativa teve início no ano anterior, quando o professor e treinador Ageu de Oliveira, atual presidente da Federação de Atletismo do Estado, foi convidado pela Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Fundação de Esportes, para integrar uma parceria com a Rede Atletismo, então vinculada à Rede Energia (antiga Enersul).
“A iniciativa surgiu devido à grande demanda e procura de jovens interessados na prática do atletismo, especialmente considerando que, nas décadas de 1980 e 1990, Ponta Porã foi um celeiro de grandes atletas da modalidade” que tinha o Prof Antônio Teixeira ( Im memoriam) afirma o presidente da entidade, treinador Domingos Júnior.
O projeto oferece treinamentos em diversas provas do atletismo, incluindo corridas rasas, provas com barreiras, corridas de meio fundo, salto em altura, lançamento de dardo, Peso dentre outras provas do Atletismo. Também há um programa de Atletismo Kids, voltado para crianças de 6 a 11 anos. Os interessados podem se inscrever na secretaria da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã (FUNCEPP) e são acompanhados por meio de avaliações técnicas e físicas regulares.
A seleção para competições ocorre por meio de seletivas municipais e estaduais. “Para os Jogos Escolares, realizamos uma seletiva municipal, os melhores classificados avançam para a etapa nacional e, dependendo da categoria, podem seguir para competições internacionais”, explica Domingos. A APEV também acompanha os atletas que competem nos Campeonatos Brasileiros Interclubes.
Além do esporte, o projeto promove palestras sobre nutrição, desenvolvimento psicossocial e educação financeira, além de incentivar a participação ativa das famílias. “Essa interação fortalece o vínculo entre pais, atletas e o projeto”, destaca.
Diversos atletas que passaram pelo projeto tiveram histórias de superação e conquistas. Um dos marcos foram as primeiras medalhas de Bronze em um Campeonato Brasileiro, ao qual motivou a conquistar muito mais e em 2021 a equipe chegou no lugar mais alto do Poduim com duas medalhas de OURO conquistada por Gabriel Antônio, nos 75m e 250m.
“A maior conquista da entidade foi chegar ao Troféu Brasil. Os atletas José Antônio Escobar, Kevin Tobias, Vinicius da Silva, Janaína Colman foram os atletas da equipe que já integraram a seleção brasileira e nos representaram internacionalmente”, lembrou o treinador.
Desde sua criação, a APEV tem desempenhado um papel importante na comunidade, proporcionando um ambiente estruturado para jovens atletas e contribuindo para a formação esportiva e social da cidade. “Observamos uma transformação notável ao longo dos anos, com a evolução do projeto e a aquisição de materiais esportivos adequados”, afirma. A construção pela Prefeitura e governo estadual de uma pista oficial de atletismo, atualmente 50% concluída, deve ampliar ainda mais as possibilidades de treinamento e competição para os atletas.
O projeto enfrenta desafios, especialmente na viabilização da participação de atletas em competições estaduais e nacionais devido às limitações de recursos. “Nosso objetivo é obter mais recursos para ampliar essa participação. Em vez de levar um grupo pequeno, queremos formar delegações completas, com atletas em todas as provas da modalidade, aumentando nossas chances de conquistas no pódio geral por equipe”, explica.
Atualmente, o projeto conta com o apoio da Prefeitura de Ponta Porã, que disponibiliza transporte para os Jogos Escolares, lanches e um espaço adequado para os treinamentos. A administração municipal também está viabilizando a construção da pista de atletismo, uma demanda antiga da APEV.
Os planos futuros incluem a ampliação da infraestrutura de treinamento, a captação de recursos e patrocínios e o fortalecimento da base do atletismo no município. “Queremos ser referência em projetos esportivos no estado e no Brasil”, conclui Domingos, que atua como treinador ao lado de Fredy Salomão, Marielle Venâncio e Anair Gomes.