O Vereador Gabriel Arce apresentou, na sessão de 13 de maio, na Câmara Municipal de Ponta Porã, uma indicação em que solicita que sejam adotadas as providências necessárias para a elaboração e publicação de edital de concurso público para a abertura de inscrições e preenchimento de vagas na Polícia Civil no município de Ponta Porã.
O parlamentar obteve o apoio dos 16 colegas que decidiram assinar também a indicação encaminhada ao Prefeito Eduardo Campos, com cópia ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, e também com cópia ao Secretário Municipal de Segurança Pública e Agetran, Cândido Félix Souza Gabínio.
No documento, os parlamentares argumentam que “considerando o aumento da demanda por segurança pública e a carência de efetivo na Polícia Civil, principalmente nas áreas de investigação e atendimento à população, a abertura de um novo concurso público se faz urgente e necessária. A reposição de cargos vagos, bem como a ampliação do quadro funcional, contribuirá diretamente para o fortalecimento das ações de combate à criminalidade, a celeridade nas investigações e a eficiência no atendimento à sociedade”.
Na indicação também estão incluídos detalhes da solicitação como os requisitos:
- O edital do concurso público deve ser claro e transparente, garantindo que os candidatos tenham acesso a todas as informações necessárias.
- O processo seletivo deve ser justo e imparcial, garantindo que os candidatos sejam avaliados com base em suas habilidades e competências.
- Os aprovados no concurso público devem receber capacitação adequada para exercer suas funções como policiais civis.
“Assim, solicito que sejam adotadas as medidas cabíveis para a criação do referido edital, com vagas para diversos cargos da carreira policial civil, respeitando os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, afirmou Gabriel Arce no documento assinado por ele e pelos 16 colegas vereadores de Ponta Porã.
Assinaram a indicação os vereadores Gabriel Arce, Agnaldo Pereira Lima , Vanderlei Avelino, Anny Espínola, Carlos Bordão, Profª Lourdes Monteiro, Kleber Ortiz, Marcelino Nunes, Daniel PukaValdez, Natália Velasques, Reinaldo Jalasca, Edinho Quintana, Waldecir Fernandes, Leandro Bitencourt, José Menino Junior, Jelson Bernabé e Subtenente Morinigo.
BEBEDOUROS NAS PRAÇAS
O Vereador Gabriel Arce também apresentou indicação solicitando a instalação de bebedouros nas Praças Públicas do Município de Ponta Porã.
Segundo ele, as praças públicas são espaços importantes para a comunidade, oferecendo áreas de lazer e recreação para os cidadãos. No entanto, a falta de bebedouros nessas áreas pode ser um obstáculo para os usuários. A instalação de bebedouros nas praças públicas permitirá que os cidadãos tenham acesso a água fresca e potável, garantindo a hidratação durante as atividades ao ar livre”.
Para o parlamentar, “a presença dos bebedouros contribuirá para o conforto e bem-estar dos usuários, tornando as áreas mais atraentes e agradáveis. A hidratação adequada é fundamental para a saúde, especialmente em dias quentes ou durante atividades físicas. Os bebedouros devem ser instalados em locais estratégicos, de fácil acesso e visibilidade. Devem ser submetidos a manutenção regular para garantir a qualidade da água, a segurança dos usuários e devem ser acessíveis para todos, incluindo pessoas com deficiência”.